quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Técnicas de Animação - Expressão Verbal

No âmbito da UFCD Técnicas de Animação - Expressão Verbal, abordamos temas relacionados com a expressão musical.
Para tal, foi-nos proposto a construção de alguns instrumentos musicais, no sentido de incutir nas crianças o gosto pela música e a criatividade.
Posto isto, apelamos à nossa criatividade realizando diversos instrumentos tais como: tambor, ferrinhos, xilofone, pandeireta, batuque, corneta, harpa, banjo, reque-reque flauta de pan, macolelé, guitarra portuguesa, entre outros.
A audição de música de diferentes características e estilos, ajuda como forma de trabalhar o corpo através da audição, da linguagem e da motricidade. É também através da música que as crianças aplicam a dança, proporcionando também momentos de diversão.



Ainda no decorrer desta UFCD foi realizada uma letra musical adequada ao nosso grupo: “Vontade de Vencer” criada pela formanda Helena.
 Elaboramos  também uma actividade de animação musical “Danças Tradicionais do séc. XVI”.






 Na expressão dramática realizamos duas actividades de animação “Teatro de Sombras, cujo tema era “A Galinha Ruiva” com o intuito de incutir alguns valores às crianças, solidariedade, partilha, espírito de ajuda e equipa.

  

 

 E um teatro de fantoches com o tema " Prevenção Rodoviária" com intuito de incutir regras de trânsito às crianças.








A expressão dramática tem como objectivo auxiliar no desenvolvimento das competências cognitivas, afectivas, sensoriais, motoras e estéticas.
Para apresentar estas actividades, construímos todos os adereços e devemos salientar que reutilizamos vários materiais, tais como: sacos do lixo, tecidos, paus, cartão, entre outros.
Concluímos, que com a expressão dramática e a expressão musical, as crianças interagem umas com as outras, ajudando assim na sua socialização, desenvolvem a sua criatividade, o espírito crítico, autonomia, a linguagem musical e actividades de canto e movimento.

Letra da Música " Vontade de Vencer"


Este nosso grupo tem a força e a vontade de vencer,
Alegres, divertidas dia a dia a aprender,
Sem desanimar,
Sempre querendo muito mais
Com a vossa ajuda
Formadores que ensinais,
Vamos validar,
Tudo isto e muito mais.
Eu quero,
Eu quero estar com crianças,
Foi p´ra isso que eu me formei
Não vou desistir,
Eu vou correr, vou conseguir,
A todas as portas vou bater,
Até abrir,(Refrão)
Vou lutar,
Sem cair,
Tenho competências,
Um emprego,
Vai surgir
(Bis Refrão)

" Helena Gomes"

Sem comentários:

Enviar um comentário